Começando pelo Riso



"...A Ciência definitivamente já comprovou o grande poder de cura pelo riso. Estudos conduzidos no Japão e em Loma Linda, na Califórnia, chegaram à conclusão de que doentes expostos ao riso tiveram aumentados os níveis de imunoglobulina e de células sadias.


Explica-se: coração e pulmões são estimulados. O coração bate mais rápido e a pressão arterial se eleva temporariamente. Você respira mais profundamente e oxigena maior volume de sangue. Seu corpo libera endorfinas, seu natural matador de dores, e você produz mais imuno-células.


Você queima 78 calorias a mais do que se estivesse em estado de repouso. Seu diafragma, músculos faciais e todos os órgãos internos são chamados a praticar uma espécie de ginástica sem sair do lugar.


Depois que você riu, seus músculos e artérias relaxam. Isto é magnífico para diminuir a dor. Também, sua pressão sangüínea baixa e seu pulso cai abaixo do normal por alguns momentos.


Alguns pesquisadores afirmam que tudo isto também auxilia a digestão.

Mais tarde, em uma das revistas da Fundação dos Amigos do Arkansas Children’s Hospital, li e anotei: “A merry heart makes a cheerful countenance, but low spirits sap a man’s strength”, que livremente traduzi: Um coração alegre faz um semblante feliz, mas um triste, consome as forças de um homem.

Para combater o estresse, nada melhor que uma boa gargalhada. Rir é o melhor remédio, diz o ditado popular. Inspirada na ioga indiana, uma forma de terapia baseada na risada está ganhando impulso na Alemanha, nos chamados Clubes do Riso. O movimento mundial da risada foi fundado em 1995 pelo médico indiano Madan Kataria, que criou em Mumbai (ex-Bombaim) o primeiro clube do riso. A terapia da risada é baseada em práticas de mais de 3000 anos da ioga oriental e novos conhecimentos da "gelotologia", a ciência ocidental do riso (a palavra grega "gelos" significa riso). A terapia consiste basicamente em fazer com que as pessoas riam. No início, a risada é induzida de forma artificial e, posteriormente, o riso se transforma em algo natural, espontâneo. A risada é considerada o melhor remédio para combater a principal doença do nosso tempo: o estresse. Mais de 70% de todas as doenças são oriundas de um estresse negativo. O riso diminui o estresse e aumenta a energia vital. A terapia regular da risada fortalece o sistema imunológico, equilibra a produção de hormônios, melhora a respiração, estimula a digestão, alivia dores e combate problemas de sono e depressão.


http://sentirparaajudaracurar.blogspot.com/2009/08/comecando-pelo-riso.html