Mindfulness - Saindo do Piloto Automático


A prática ajuda a melhorar a qualidade de vida e a reduzir o estresse e a ansiedade . Tem como base, o programa chamado Promoção da Saúde Baseada em Mindfulness (PSMB), um método desenvolvido por professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de Saragoça, na Espanha, inspirado no modelo original de Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Sobre Mindfulness:

Essencialmente, a habilidade que todos possuímos – em maior ou menor grau de desenvolvimento – de estarmos conscientes e abertos à experiência presente, sem julgamentos. Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de práticas de meditação específicas – chamadas de Meditações Mindfulness – que possuem resultados científicos comprovados. De acordo com a Academia Brasileira de Mindfulness, entre as diversas melhorias na qualidade de vida da pessoa que exercita a prática, destaca-se o crescimento da criatividade, da memória e da rapidez em obter respostas.

Além disso, há estudos que comprovam os benefícios da prática para os portadores dos transtornos de depressão e ansiedade, por exemplo, com a melhora progressiva dos respectivos quadros das doenças.

No Brasil, a técnica também é conhecida como “atenção plena”, e é oriunda de uma prática oriental milenar do budismo. Jon Kabat-Zinn, professor emérito de medicina na Universidade de Massachusetts, foi o responsável por desvincular a prática do seu caráter religioso.

Ele realizou diversos estudos sobre a prática e suas consequências junto a seus pacientes, e fundou a Clínica de Redução de Estresse, na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, onde ele adaptou os ensinamentos budistas sobre mindfulness e desenvolveu sua metodologia de intervenção terapêutica: o Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR).

Sobre o curso

Cada curso é estruturado e desenvolvido ao longo de oito sessões, em que os participantes se reúnem semanalmente por duas horas para vivência das técnicas e aprendizado conceitual sobre Mindfulness.

Aos participantes, também são dadas sugestões de atividades para serem implementadas em ambiente domiciliar ou de trabalho, diariamente, com duração média de 15 a 20 minutos. Nesse sentido, a intenção é que os alunos procurem incorporar a ideia Mindfulness em suas vidas diárias (atividade chamada de “prática informal”), fazendo com que as atividades rotineiras se tornem, também, uma oportunidade para colocarem a atenção plena em prática.

As técnicas básicas utilizadas são a prática de atenção plena na respiração, escaneamento corporal, caminhada com atenção plena, movimentos com atenção plena (em que são praticadas atividades corporais consideradas leves, podendo ser realizadas por indivíduos com diferentes níveis de capacidade e com limitações físicas). Além dessas quatro práticas básicas, são introduzidas técnicas de compaixão e autocompaixão, práticas com sons e pensamentos, práticas com aspectos interrelacionais e a prática de três minutos ou três passos .

Dra. Myrian Marino Myrian Marino é Médica Homeopata, Coach de Saúde, Gestão emocional e Desenvolvimento humano integral, além de escritora e palestrante.

Instrutora em Mindfulness, formada pelo Centro Mente Aberta, parceiro da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em seu trabalho, une conhecimento médico a ferramentas de autoconhecimento, com a intenção de promover a saúde de forma integral, levando em consideração não só o corpo, mas também a mente e o espírito de cada ser humano em sua individualidade, exercendo, assim, a Medicina integral.

A partir de agora, turmas para treinamento de 8 semanas passarão a ser formadas .

Para maiores informações entre em contato in box.

mindfulness. O programa é dinâmico e pode ser atualizado conforme a evolução da experiência didática e clínica acumulada pelo instrutor formado no método PSMB. Informações gerais O primeiro curso será realizado a cada segunda-feira, entre os dias 08/04/2019 e 27/05/2019, de 19h30 às 21h30, no Instituto de Yoga Maha Vishnu – Rua Araguaia, 560, Casa 102 / Freguesia (Jacarepaguá). Para informações sobre valor e inscrição, entre em contato:  Dra. Myrian Marino  Whatsapp: 21 99983-2796  E-mail: myrianmarino@gmail.com

"O que se leva da vida, é a vida que se leva"
                           Antoine de Saint-Exupéry 

Estr. de Jacarepaguá, 7187, Bloco 1, sl 519
(Meta Office Building I) - Freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro - RJ, 22755-155
Tel: 021 9 9983-2796 / 021 3473-5769