Stress e Ansiedade- O Mal do Século?

O que é o Stress e Ansiedade ? Como gerenciá-los? Que tipos de ferramentas podem ser utilizadas a seu favor? Quais as profissões mais acometidas?

Não te esqueças que a tua tolerância ao stress depende:

  • Do teu sentido de controle: se tens autoconfiança e a percepção que consegues controlar de forma adequada os acontecimentos, isso joga a teu favor. As pessoas que tendem a ver os acontecimentos como estando fora do seu controle, ficam mais vulneráveis.

  • Da tua atitude e perspetiva acerca da vida: normalmente as pessoas que têm uma atitude mais otimista, tendem a abraçar a vida, aceitar os desafios e as mudanças que vão surgindo como uma parte normal da vida.

  • Do teu conhecimento e preparação: quanto mais sabemos ou temos informação sobre a situação que envolve ou potencia o stress, por exemplo quanto tempo pode durar, o desfecho possível, mais fácil se torna lidar com a situação.

  • Da tua capacidade para lidar com as tuas emoções: se não consegues manter a calma e gerir as emoções, como por exemplo, a tristeza, angústia e mesmo o medo, é provável que sejas mais vulnerável ao stress. A capacidade de, em situações stressantes, manter o equilíbrio, é fundamental para ultrapassar as adversidades.

  • Da tua rede de suporte social: uma boa rede de apoio de familiares e amigos é uma peça fundamental para enfrentar os desafios do dia a dia. Quanto mais isolados estamos, mais vulneráveis ficamos ao stress.

http://felizmente.esenfc.pt/felizmente/