top of page

Os benefícios da Dança de Salão


Há alguns anos, comecei a participar de aulas de Dança de Salão, com o objetivo de fazer uma atividade aeróbica, indicada por um Cardiologista.

Com o tempo, comecei a observar que não só a parte aeróbica, assim como a coordenação motora, a mente e as emoções passaram a " dançar" no mesmo compasso.

Passei a ouvir a " música da alma", a fazer novas amizades, partilhar muitas estórias de pessoas que escolhiam a dança como uma forma terapêutica; foi então que em um determinado momento senti uma necessidade de indicar a Dança de salão como uma ferramenta para alguns pacientes, que resistiam a terapias convencionais.

Hoje ouço seus relatos e os inúmeros benefícios que passaram a obter com esta prática, e eu , claro, me incluo neste grupo! Muitos sentimentos e emoções levadas para a aula se dissolvem e dificuldades ocultas , tornam-se aparentes para serem melhor trabalhadas.

Abaixo um post, escrito por uma psicóloga ( Flávia Leão Fernandes , Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade). que retrata bem o que sinto.

"...É uma excelente atividade física! Você pode queimar 700 calorias em uma hora. As pessoas que têm o hábito de dançar em salões apresentam uma mudança significativa de comportamento: menos timidez, mais confiança, mais vontade de encontrar os amigos e de sair para as baladas. O equilíbrio emocional, tão importante para emagrecer e manter o peso desejado é mais facilmente alcançado e se torna um fator decisivo para conquistar um corpo mais saudável. Dançar aumenta a freqüência cardíaca, estimula à circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. A dança de salão é essencialmente uma atividade social e provoca uma sensação de bem-estar psicológico. Permite a troca de experiências, estimula o diálogo e aumenta a motivação. Homens e mulheres procuram a dança por motivos diferentes. Elas vão em busca de uma atividade prazerosa que possa aliviar as tensões. Eles geralmente vão arrastados pelas esposas e namoradas. Os solteiros frequentam os cursos de dança para conhecer pessoas ou para perder a timidez. Existe o preconceito de que dança de salão é "coisa de velho" e de que alguns ritmos, tais como o bolero, é "coisa careta". Ao frequentar os salões de dança, esse conceito muda rapidamente e todos acabam adorando dançar. Para aproveitar todos os benefícios dessa atividade e arriscar os primeiros passos, o ideal é frequenta rum curso de dança de salão..

Mesmo que no começo pareça difícil sincronizar os passos com os do parceiro, com mais ou menos três meses de aula até os mais desajeitados já "fazem bonito". A dança de salão está na moda e pode ser uma boa alternativa para queimar muitas calorias. Além disso, é possível conhecer um monte de gente e divertir-se para valer. Experimente, não há contra-indicação".

Você que já é praticante desta Arte, responda:

Como atraves da Dança de Salão, você pode se olhar , e ir de encontro aos seus sentimentos mais ocultos?

Como você se sente ao ser conduzida?

E você cavalheiro, fica à vontade conduzindo?

Como se sente ao ser observado ( a), na pista?

Sente-se insegura (o), quando diante de uma situação nova?

Aceita novos desafios?

Pense nisso.. novos rumos, novas possibilidades!!!!!!!!!!

Aproveite!!!!!!!

bottom of page